O Projecto Intervir pela Positiva é um Projecto de Intervenção Psicossocial que resulta da parceria entre o Projecto Alkantara e a Gebalis, EM.
O Projecto surge da necessidade de fomentar nos Bairros do Vale de Alcântara o acesso a direitos e deveres elementares, por vezes negados de forma mais ou menos consciente pela sociedade. Esta resposta insere-se no eixo temático “Promoção da Cidadania”.
O exercício de violência, independentemente das causas/fins que lhe estão inerentes, tem consequências nas suas vítimas, que muitas vezes, quando estas não têm apoio/intervenção especializada podem deixar sequelas físicas e psicológicas irreversíveis, podendo excluir dos circuitos sociais as vítimas, gerando-se uma dupla vitimização.
Por outro lado, a informação às populações, sobre os direitos e deveres é escassa e, por vezes, a que existe não é interiorizada, dado que a taxa de analfabetismo, e a baixa escolarização limitam o acesso aos documentos/instrumentos disponíveis.
Este projecto pretende contribuir para a prevenção e combate aos comportamentos de risco, nomeadamente das condutas agressivas com vista à minimização dos efeitos do contexto social, de forma a reduzir a violência e minimizar a exclusão social reproduzida nos bairros.
Simultaneamente O Projecto "Intervir pela Positiva" visa estimular o acesso à cidadania funcionando como motor para a inclusão em detrimento da marginalização face à sociedade.
Assim, pretende-se numa lógica itinerante pelos Bairros, dinamizar uma acção em dois eixos complementares: a prevenção e a intervenção, disponibilizando à população sinergias que lhes permitam o acesso a uma cidadania plena.
Objectiva:
- Desenvolver um trabalho articulado com outras instituições de intervenção social e local como é o caso dos Gabinetes da de Bairro da Gebalis;
- Facilitar o acesso a apoio jurídico, social e psicológico adequado às vítimas de violência, através de um serviço directo ou em articulação com outras instituições ;
- Produzir conteúdos úteis para a intervenção na área da violência e promoção da cidadania activa ;
- Reunir informações, a disponibilizar aos moradores, em especial aos encarregados de educação sobre comportamentos de risco e formas de prevenção;
- Reunir informações, a disponibilizar aos utentes sobre direitos e deveres de cidadania.