quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Espaço comunitário, um espaço para todos!

O Espaço Comunitário destina-se a todos os moradores dos Bairros da Liberdade, Bela Flor e Serafina, seja para o apoio em preenchimento de requerimentos, impressos ou outros documentos pertinentes para o bem estar psicossocial dos utentes, seja na procura de emprego e formação ou nos rastreios de saude preventiva [ás segundas feiras na cooperativa de moradores na Bela Flor, e ás sextas no Liberdade Atlético Clube].
Também são realizados atelires de artes manuais, ás quartas feiras há tarde [nas instalações do Projecto] que se destinam aos mais jovens e aos mais velhos, sempre numa interacção entre gerações, dinamizado por uma animadora de artes manuais.
No entanto para que possamos fazer o melhor trabalho com a população precisamos de sugestões, criticas, opniões...
Contamos consigo para a construção de um pleno espaço comunitário!!!!

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Rastreios de Saude Preventiva no Bairro da Bela Flor

Inciou-se na segunda feira (dia 11 de Agosto) e será para continuar, todas as segundas feiras, das 10h as 12h 30 os rastreios de saude preventiva (peso, tensão arterial, glicémia e colesterol).
Esta actividade acontecerá nas instalações da Cooperativa de Moradores da Bela Flor.
Como é habitual esta actividade conta com a colaboração da Associação Médicos do Mundo.
Contamos consigo!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Pic-nic em Montachique

Vai realizar-se no dia 28 de Agosto um pic-nic, ao Parque de Cabeço de Montachique, organizado e oferecido pelo Espaço Comunitário, destinado aos idosos e reformados.
A saída é de manha e o regresso á noite, em transporte cedido pelo Projecto.
O almoço / pic nic será de febras, sardinha, saladas e sobremesas
Para mais informações contacte o Projecto, no Lote 6, piso 2 (Bairro da Liberdade)

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Fotos dia 27 Julho





















Projecto Integrar

O Projecto Integrar pretende desenvolver actividades que promovam a (re) inserção social e profissional da população em idade escolar e população activa, dos Bairros da Liberdade, da Bela For, da Quinta do Cabrinha, da Avenida de Ceuta Sul e do Loureiro.

Procurará prestar um serviço de informação e encaminhamento para jovens em idade escolar com vista à redução do absentismo e abandono escolar através da procura de soluções de formação adaptadas às suas necessidades.

E, para a população adulta, pretende apoiar na procura de emprego ou de formação profissional, com vista á inserção na vida activa.

Por outro lado, pretende apoiar e fomentar o auto emprego.


Actividades:
  • Apoio na construção de curriculos e cartas de apresentação
  • Apoio na procura de emprego e/ ou formação
  • Preparação para entrevistas de emprego
  • Encaminhamento para ofertas de emprego
  • Encaminhamento para RVCC

Projecto "Intervir pela Positiva"

O Projecto Intervir pela Positiva é um Projecto de Intervenção Psicossocial que resulta da parceria entre o Projecto Alkantara e a Gebalis, EM.

O Projecto surge da necessidade de fomentar nos Bairros do Vale de Alcântara o acesso a direitos e deveres elementares, por vezes negados de forma mais ou menos consciente pela sociedade. Esta resposta insere-se no eixo temático “Promoção da Cidadania”.

O exercício de violência, independentemente das causas/fins que lhe estão inerentes, tem consequências nas suas vítimas, que muitas vezes, quando estas não têm apoio/intervenção especializada podem deixar sequelas físicas e psicológicas irreversíveis, podendo excluir dos circuitos sociais as vítimas, gerando-se uma dupla vitimização.
Por outro lado, a informação às populações, sobre os direitos e deveres é escassa e, por vezes, a que existe não é interiorizada, dado que a taxa de analfabetismo, e a baixa escolarização limitam o acesso aos documentos/instrumentos disponíveis.
Este projecto pretende contribuir para a prevenção e combate aos comportamentos de risco, nomeadamente das condutas agressivas com vista à minimização dos efeitos do contexto social, de forma a reduzir a violência e minimizar a exclusão social reproduzida nos bairros.
Simultaneamente O Projecto "Intervir pela Positiva" visa estimular o acesso à cidadania funcionando como motor para a inclusão em detrimento da marginalização face à sociedade.
Assim, pretende-se numa lógica itinerante pelos Bairros, dinamizar uma acção em dois eixos complementares: a prevenção e a intervenção, disponibilizando à população sinergias que lhes permitam o acesso a uma cidadania plena.
Objectiva:
  • Desenvolver um trabalho articulado com outras instituições de intervenção social e local como é o caso dos Gabinetes da de Bairro da Gebalis;
  • Facilitar o acesso a apoio jurídico, social e psicológico adequado às vítimas de violência, através de um serviço directo ou em articulação com outras instituições ;
  • Produzir conteúdos úteis para a intervenção na área da violência e promoção da cidadania activa ;
  • Reunir informações, a disponibilizar aos moradores, em especial aos encarregados de educação sobre comportamentos de risco e formas de prevenção;
  • Reunir informações, a disponibilizar aos utentes sobre direitos e deveres de cidadania.

O Projecto Alkantara


O Projecto Alkantara – Associação de Luta Contra a Exclusão Social (IPSS) é uma instituição sem fins lucrativos que intervém no Vale de Alcântara - Bairros Quinta do Cabrinha, Loureiro e Ceuta Sul - desde 1999 (início do processo de realojamento da população do Casal Ventoso) em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, entre outras instituições, orientando a sua intervenção para a promoção de uma cidadania plena dos cidadãos, que contribua para a concretização dos direitos sociais, e, consequentemente, a comutação da exclusão.

O Projecto Alkantara tem vindo a promover, junto da população-alvo, uma intervenção sistémica, centrada no empowerment e no trabalho conjunto com as instituições locais. Dinamiza valências de formação (RVCC, alfabetização, ateliers de artes manuais e decorativas), um Gabinete de Apoio Social, um Gabinete de Apoio Psicológico, um Núcleo para a Saúde Física e Mental, Saúde Preventiva, um Centro de Dia e Apoio Domiciliário e promove e pratica mediação para o emprego.
Agora e em Parceria com a Gebalis, o Projecto Alkantara pretende contribuir para o bem estar dos Bairros da Liberdade, Bela Flor e Serafina, atraves de uma equipa mutidisciplinar, a funcionar no Bº da Liberdade Lote 6, piso 2

Rastreios Saúde Preventiva




Na festa de inauguração, todos os interessados, tiveram acesso ao seu estado de saúde no que respeita á glicémia, tensão arterial, peso, ouviram técnicas de prevenção e intervenção em situações criticas. Passada a festa, ficam as fotos de alguns momentos!
Os rastreios de Saude preventiva funcionam todas as sextas feiras no Espaço Do Atletico da Liberdade, entre as 10h e as 12h3o

Espaço Comunitário da Liberdade em Funcionamento



Já está em funcionamento o Espaço Comunitário da Liberdade, no lote 6, piso 2 (ex instalações da Gebalis).
Aqui vão funcionar vários projectos de intervenção social, entre eles o Projecto Integrar, Intervir pela Positiva, Al kantara social. Existe, também, um espaço destinado aos mais velhos, onde uma vêz por semana são realizadas actividades manuais.

Primeira Festa organizada pelo Espaço Comunitario


Foi no dia 27 de Julho que, depois de mais de um mês de preparação, o ESPAÇO COMUNITÀRIO DA LIBERDADE organizou uma festa para toda a população.

A festa teve diversas actividades, entre elas actividades de prevenção e rastreios, tensão arterial, peso, glicémia, cancro, em parceria com a Associação Médicos do Mundo, Associação Humanitária Doentes com Cancro e a Associação de Defesa dos Diabéticos.

A Gebalis ofereceu T-Shirts e o Projecto Alkantara um lanche, com Febras assadas e doces.

A população ofereceu a sua comparência e boa disposição, dançando e cantando com o Grupo Musical de Assorpim que animou a festa com os cantares tipicos portugueses.

Na foto constam o presidente da Gebalis, dr Luis Marques, o Presidente do Projecto Alkantara, Dr Filipe Santos, e alguns membros do grupo musical de Assorpim.